Assim como as conchas servem para muitos animais como proteção e abrigo, e ainda podem ter uma função decorativa em nossas casas, bijuterias, etc., muitas vezes, o que não serve mais para a gente pode servir para outra pessoa. 

Foi com ideia semelhante que nasceu a Feira Leva & Traz (clique para ver anteriores) .  A primeira edição da Feira foi realizada com o objetivo de socializar os objetos que a comunidade da EA não quisesse mais, em bom estado, e que pudesse ser doado para outra pessoa, sem a obrigação de ter que trazer algo para poder levar. A Feira sempre teve o intuito de ser livre, e movimentar a comunidade. 


Também foi colocado um mural para que a comunidade se manifestasse com sugestões sustentáveis, muitas das quais foram seguidas nas ações da EA Responsável. 


Nossa Feira foi pioneira neste tipo de ação, que hoje acontece em várias plataformas, sites e páginas da Internet ou presencialmente. A nova edição será aberta em 19 de junho e ficará exposta até 30 de junho de 2017.

Desde da primeira edição a Feira L&T fica exposta no saguão da EA e muitas pessoas já participaram, até de fora da escola. A comunidade toda contribuiu com objetos dos mais variados, desde peças decorativas até bijuterias, roupas e sapatos.

HISTÓRIA

Histórico da Feira Leva & Traz 
por: Sandra Cela

A ideia de se fazer uma feira surgiu a partir das conversações que tive com o meu orientador, coordenador do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação, prof. Luis Felipe Nascimento. O nosso maior questionamento quanto ao possível sucesso ou insucesso da ação vinha de dados institucionais que identificavam o curso de Administração como sendo um dos cursos da UFRGS em que os alunos, em sua maioria, pertencem à famílias de razoável poder aquisitivo. A dúvida era se este tipo de ação teria sucesso, dentro deste contexto.

Como tudo começou
(05 de junho de 2013) 

A partir desta ideia foi organizada a Feira no saguão da Escola, e durante os 11 dias em que ela esteve montada, mudou consideravelmente de cara. Houve um constante troca-troca de produtos, propiciando um novo visual a cada 4 horas. 

Aquele sapato que há muito tempo estava guardado, finalmente encontrou o seu pé. A garrafa térmica do Inter foi disputada, negociada e trocada por outro produto. Os livros reforçaram a nossa predileção ou necessidade do saber em todas as faixas etárias. As canecas nos deram uma boa sugestão de presente, pois assim como eram doadas, logo eram levadas. O meio ambiente agradece! 

O recorde da feira ficou por conta dos eletroportáteis, que não esquentaram lugar, e só ficamos sabendo da doação e troca deles a partir de comentários das pessoas. Ficou o agradecimento a todos os que entenderam, assimilaram, colaboraram e compartilharam doando, levando ou simplesmente olhando os produtos da Feirinha. Através destes pequenos gestos, fizeram uma grande diferença!!!

Objetivos alcançados!

Reutilizar - quer dizer usar de novo, e esta reutilização também é uma forma de redução: de energia e água no estágio fabril, de consumo de produtos acabados, de custos financeiros, de descarte no meio ambiente, etc. Existem inúmeras formas de reutilização, mas isto depende da criatividade de cada um de nós. Fazer de uma pet um vaso de plantas, de uma camisa velha um pano de chão, das pernas de uma calça jeans a capa para um caderno, são apenas alguns poucos exemplos de reutilização de produtos.

Sobraram poucos produtos na nossa última Feira e este ano gostaríamos de comemorar o índice de sobra zero. Esperamos que os produtos, em sua forma original ou transformados, deixem a EA e tenham longa vida e de grande utilidade junto aos seus novos donos!

Aqui nada se vende, nada se compra. Tudo se doa, tudo se recebe.

Se a vida pode levar e trazer, fazer e refazer, criar e recriar, somos parte desta vida e também podemos e devemos fazer o mesmo.

ATENÇÃO!

Qualquer um pode participar da Feira. Basta trazer as suas doações e levar o que quiser reaproveitar! Livros, discos, cds, bijus, bibelôs, decorações, sapatos, roupas, bolsas, carteiras, enfim, o que puder ser aproveitado!

Fique à vontade e participe!

 Caso você transforme ou personalize algum objeto adquirido na feira, ou reutilize para outro fim inusitado, nos envie fotos do "antes e depois" da transformação, com um texto explicativo, pois pretendemos realizar uma exposição de fotos destes materiais, incluindo a sua autoria, aqui na nossa página. 



Além disso, junto com a Feira vamos realizar a Campanha do Agasalho!  Traga seus agasalhos para doar, objetos para a feira e venha participar!

Então, agora você já sabe. Não espere mais nada! Participe! 

Nosso contato: ea_responsavel@ufrgs.br